Páginas

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Equinócio e Solstício

O eixo de rotação da Terra (movimento da Terra em torno dela mesma) possui uma posição fixa que está ligeiramente inclinada em 23,5º em relação ao eixo de translação da Terra (movimento da Terra em torno do Sol).
Isto faz com que em determinada época do ano, a luz solar incida com maior intensidade sobre o hemisfério norte e, na outra parte do ano, incida com maior intensidade sobre o hemisfério sul, caracterizando o chamado solstício. Da mesma forma, ocorre que em determinada época, a luz solar incide de maneira igual sobre os dois hemisférios, caracterizando o equinócio.
Desta forma, diz-se que é solstício de verão no hemisfério sul quando a luz solar incide com maior intensidade sobre este hemisfério e, ao mesmo tempo, que é solstício de inverno no hemisfério norte, por causa da menor incidência de luz solar neste hemisfério.
Desta forma, podemos dizer que o equinócio é um estágio intermediário entre o solstício de verão e o de inverno em determinado hemisfério. Ou seja, o equinócio ocorre quando a incidência maior de luz solar se dá exatamente sobre a linha do Equador.
Então, diz-se que é equinócio de outono para o hemisfério que está indo do verão para o inverno e equinócio de primavera para o hemisfério que está indo do inverno para o verão.
Ilustração dos Solstícios e Equinócios no Hemisfério Sul. Ilustração: SCI Jinks/JPL/NASA [adaptado].
Ilustração dos Solstícios e Equinócios no Hemisfério Sul. Ilustração: SCI Jinks/JPL/NASA [adaptado].
O solstício e o equinócio ocorrem duas vezes por ano, geralmente nos dias 20, 21 ou 22 de junho e dezembro, no caso do solstício, e nos dias 22 ou 23 de setembro e 20 ou 21 de março para o equinócio.
O momento exato de um solstício é aquele em que o sol, visto da Terra, encontra-se o mais distante possível do “equador celeste” (linha imaginária que marca o céu ao meio – como o equador com a Terra), ou seja, quando ele se encontra a 23,5º para o norte ou para o sul dessa linha. Já o momento exato do equinócio é quando o sol passa exatamente sobre o equador celeste.
Podemos dizer, também, que quando é solstício de verão no hemisfério sul, o sol estará “a pino” sobre o Trópico de Capricórnio, pois este se encontra exatamente a 23,5º da Linha do Equador e, portanto, receberá incidência direta da luz solar. Ou o contrário, quando for solstício de verão no hemisfério norte, o sol estará “a pino” sobre o Trópico de Câncer. No equinócio, o sol estará “a pino” sempre sobre as regiões localizadas próximas a linha do equador.
Da mesma forma, podemos dizer que, nas regiões polares, o Círculo Polar Ártico delimita a região que não receberá sol durante o solstício de inverno no hemisfério norte. Da mesma forma que o Círculo Polar Antártico, delimita a região que não receberá sol durante o solstício de inverno no hemisfério sul.
FONTE:WWW.infoescola.com

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Links para pesquisas ( uso de objetos de plásticos e pneus)

A armadilha do PET, artigo de Norbert Suchanek

https://www.ecodebate.com.br/2014/01/07/a-armadilha-do-pet-artigo-de-norbert-suchanek/


Perigos de pneus reciclados!

http://sustentaveleorganico.blogspot.com.br/2015/05/bom-dia-pessoal.html


SAIBA COMO SABER SE O PLÁSTICO DE SUA GARRAFA OU VASILHA É TOXICO




REUTILIZAR OU NÃO GARRAFAS PET?

http://fcctpbh.blogspot.com.br/2016/04/reutilizar-ou-nao-garrafas-pet.html






Beber água de garrafa PET que esquentou o dia todo é perigoso para a saúde, sugere estudo

O número nas embalagens plásticas e os seus efeitos na Saúde


Copo descartável libera substância cancerígena


Bisfenol: você come sem saber e adoece sem querer, artigo de Frederico Lobo


sábado, 22 de abril de 2017

Dia da TERRA

Como surgiu o Dia Internacional da Terra:

O Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson. 

Em 22 de abrl de 1970, o político convocou o que foi considerado o primeiro protesto contra a poluição. De acordo com dados divulgados na época, mais de 20 milhões de pessoas participaram do ato em todos os EUA.

Foi adotado internacionalmente em 1990, e então é festejado a cada 22 de abril. 

O Dia da Terra refere-se à tomada de consciência dos recursos naturais da Terra e seu manejo, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis.

O objetivo principal é conscientizar aos habitantes do planeta Terra a importância e a necessidade da conservação dos recursos naturais do mundo.

Hoje, o Dia da Terra é celebrado em mais de 190 países, com a participação de cerca de 1 bilhão de pessoas.

No Brasil

Não há, no país, organismos que reúnam formalmente as atividades para o Dia da Terra. Entre as ações isoladas para a data destaca-se o lançamento da Carta da Terra, da ONG Carta da Terra Brasil. A entidade elaborou uma carta em que defende o respeito à comunidade da vida; a integridade ecológica; justiça social e econômica; democracia e paz. A íntegra da carta pode ser acessada aqui e pode ser distribuída em ferramentas de redes sociais.

A Carta da Terra Brasil também lança a campanha “Começa com você” que incentiva atitudes de defesa ao meio ambiente.

O NOSSO PLANETA TERRA:
A Terra tem em torno de 4,5 bilhões de anos e existem várias teorias para o “nascimento” do planeta. 
A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural. 
A Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo.

A atmosfera terrestre vai até cerca de 1.000 km de altura, sendo composta basicamente de nitrogênio, oxigênio, argônio e outros gases.

Há 400 milhões de anos a Pangéia reunia todas as terras num único continente. Com o movimento lento das placas tectônicas (blocos em que a crosta terrestre está dividida), 225 milhões de anos atrás a Pangéia partiu-se no sentido leste-oeste, formando a Laurásia ao norte e Godwana ao sul e somente há 60 milhões de anos a Terra assumiu a conformação e posição atual dos continentes.

O relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes (vulcanismo), abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés, ação do homem) que são responsáveis pela sua formação, desgaste e modelagem. O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal/ China com aproximadamente 8.848 metros acima do nível do mar. A Terra já passou por pelo menos 3 grandes períodos glaciais e outros pequenos.

A reconstituição da vida na Terra foi conseguida através de fósseis, os mais antigos que conhecemos datam de 3,5 bilhões de anos e constituem em diversos tipos de pequenas células, relativamente simples. As primeiras etapas da evolução da vida ocorreram em uma atmosfera anaeróbia (sem oxigênio).

As teorias da origem da vida na Terra, são muitas, mas algumas evidências não podem ser esquecidas. As moléculas primitivas, encontradas na atmosfera, compõe aproximadamente 98% da matéria encontrada nos organismos de hoje. O gás oxigênio só foi formado depois que os organismos fotossintetizantes começaram suas atividades. As moléculas primitivas se agregam para formar moléculas mais complexas.

A evidência disso é que as mitocôndrias celulares possuam DNA próprio. Cada estrutura era capaz de se satisfazer suas necessidades energéticas, utilizando compostos disponíveis. Com este aumento de complexidade, elas adquiriram capacidade de crescer, de se reproduzir e de passar suas características para as gerações subseqüentes.

A população humana atual da Terra é de aproximadamente 6 bilhões de pessoas e a expectativa de vida é em média de 65 anos.

Para mantermos o equlíbrio do planeta é preciso consciência dessa importância, a começar pelas crianças. Não se pode acabar com os recursos naturais, essenciais para a vida humana, pois não haverá como repô-los. O pensamento deve ser global, mas a ação local, como é tratado na Agenda 21.

Problemática:
A temperatura média da Terra gira em torno de 15º C. Isso ocorre porque existem naturalmente gases, como o dióxido de carbono, o metano e o vapor d´água em nossa atmosfera que formam uma camada que aprisiona parte do calor do Sol. Se não fossem esses gases, a Terra seria um ambiente gelado, com temperatura média de -17º C. Esse fenômeno é chamado deefeito estufa. Não fosse por ele, a vida na Terra não teria tamanha diversidade.

Só que desde a revolução industrial, começamos a usar intensivamente o carbono estocado durante milhões de anos em forma de carvão mineral, petróleo e gás natural, para gerar energia, para as indústrias e para os veículos.

Somente no último século, a temperatura da Terra aumentou em 0,7º C. Parece pouco, mas esse aquecimento já está alterando o clima em todo o planeta. O homem é o principal responsável por este problema. E é ele que precisa encontrar soluções urgentes para evitar grandes catástrofes.

SOMOS TODOS RESPONSÁVEIS - FAÇA SUA PARTE!
22/04/2009


FONTE:http://www.cmqv.org/website/artigo.asp?cod=1461&idi=1&moe=212&id=15800

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Preparando material para prática sobre erosão

Após deixar as sementes de trigo na água por cerca de 8 horas
 retirar a água e esperar a germinação.
Molhar quando necessário.
A imagem pode conter: planta e comida

A imagem pode conter: comida
Sementes de trigo iniciando a germinação.


Após inicio da germinação colocar em garrafas com um pouco de terra.
Molhar quando necessário.

A imagem pode conter: comida

A imagem pode conter: comida


segunda-feira, 17 de abril de 2017

Aula prática solo/decomposição/fungos

Nenhum texto alternativo automático disponível.
VISUALIZAÇÃO DE FUNGOS DO BOLOR DO PÃO
 E DA LARANJA EM DECOMPOSIÇÃO
A imagem pode conter: planta e comidaA imagem pode conter: atividades ao ar livre e natureza
A imagem pode conter: comida
TIPOS DE SOLO

A imagem pode conter: comida
LARANJA EM DECOMPOSIÇÃO
A imagem pode conter: planta, atividades ao ar livre e comidaA imagem pode conter: comidaNenhum texto alternativo automático disponível.
PÃO EM DECOMPOSIÇÃO

Nenhum texto alternativo automático disponível.
A imagem pode conter: comida
Nenhum texto alternativo automático disponível.Nenhum texto alternativo automático disponível.A imagem pode conter: tabela e área interna
Nenhum texto alternativo automático disponível.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadasA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área internaA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área internaA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas, pessoas comendo, tabela e área interna