Páginas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

FUNGOS


Resultado de imagem para FUNGOS CARACTERISTICAS GERAIS

Imagem relacionada

 Os fungos são seres eucarióticos, com um só núcleo, como as leveduras, ou multinucleados, como se observa entre os fungos filamentosos ou bolores.
Seu citoplasma contém mitocôndrias, retículo endoplasmático rugoso, complexo de Golgi, lisossomos, vacúolos entre outras organelas.

• Todos são heterótrofos por absorção, isto é, sua digestão  é extracelular; suas células produzem enzimas digestivas que são lançadas no ambiente, estas, digerem a matéria orgânica e a célula absorve os nutrientes.

Nutrem-se de matéria orgânica morta - fungos saprofíticos, saprobiontes ou sapróbios.
Porém, existem alguns que se alimentam de outros seres vivos parasitando-os ex.: fungos parasitas (patogênicos). Estes fungos provocam doenças em plantas e em animais.

• Apresentam parede celular, com reforço de hexoses e complexos de proteínas.

• Suas células são chamadas hifas e podem ser de dois tipos:

hifas septadas: são hifas com células bem delimitadas por septos (paredes celulares que separam uma célula da outra;

hifas cenocíticas: nesse tipo de fungo o núcleo se divide inúmeras vezes, sem haver divisão do citoplasma ou da célula, formando uma massa de núcleos em uma única célula (célula multinucleada).

• Os fungos não formam tecidos verdadeiros, o conjunto de células (hifas) são chamas de micélio.

O micélio se desenvolve no solo, formando uma extensa massa de hifas entrelaçadas entre si. O micélio então tem função de absorção dos nutrientes, sendo chamado de MICÉLIO VEGETATIVO, necessários a sobrevivência do fungo. A parte do micélio que vemos na superfície do solo é o MICÉLIO REPRODUTIVO que forma o corpo de frutificação (o qual produz os esporos).

• HABITAT:
Os fungos podem ser encontrados em todos os ambientes: na água, no solo e em plantas e animais; em qualquer lugar que exista matéria orgânica.
Todavia,não conseguem sobreviver em locais secos ou com pouca umidade.

• Formam colônias de dois tipos:
Leveduriformes: são geralmente de consistência gelatinosa ou pastosa e são formados por fungos unicelulares.

Filamentosas: as colônias filamentosas geralmente têm aspecto aveludado ou de algodão. Estes são pluricelulares.

 http://planetabiologia.com/reino-fungi-caracteristicas-gerais-dos-fungos/

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Sistemas do Corpo Humano (imagens de maquetes)

SISTEMA RESPIRATÓRIO








SISTEMA URINÁRIO

 





 SISTEMA DIGESTÓRIO

Resultado de imagem para maquete de sistema digestorio
Imagem relacionada

Resultado de imagem para maquete de sistema digestorio


SISTEMA CIRCULATÓRIO
Resultado de imagem para maquete de sistema circulatorio



VISÃO




AUDIÇÃO


Cadeia Alimentar- exemplos


Resultado de imagem para cadeia alimentar com niveis troficos

Resultado de imagem para cadeia alimentar

Cadeia Alimentar/ NÍVEIS TRÓFICOS


Os organismos na natureza precisam obter energia de diversas formas. A cadeia alimentar é uma sequência que liga organismos através das relações de alimentação. Essa cadeia é formada por produtores, consumidores e decompositores.

Níveis tróficos

Os níveis tróficos são a ordem em que as cadeias alimentares são organizadas:
  • Seres autotróficos: fazem parte dessa classificação da cadeia alimentar os seres capazes de produzir seu próprio alimento. Esses seres, representados pelas plantas, as cianófitas (algas azuis e verdes) e algumas bactérias, são conhecidos como produtores primários;
  • Seres heterotróficos: fazem parte dessa classificação os seres que não são capazes de produzir o próprio alimento, ou seja, precisam caçar ou procurar por seus alimentos. Esta classificação inclui todos os animais e fungos. Nesta classificação também estão os seres herbívoros, os carnívoros e os decompositores.
    • Herbívoros: animais que se alimentam diretamente dos produtores como, por exemplo, a vaca, que se alimenta de capim (um produtor primário). Dessa forma, são conhecidos como consumidores primários pois alimentam-se diretamente de um produtor primário;
    • Carnívoros: se alimentam diretamente dos seres heterótrofos como, por exemplo, o leão nas selvas. São conhecidos como consumidores secundários pois alimentam-se da carne dos produtores primários;
    • Decompositores: são seres microscópicos que se alimentam de matéria morta.
Ao longo de toda essa cadeia, há trocas de matéria e energia. Essa troca ocorre sempre dos produtores primários (autotróficos) para os consumidores (seres heterótrofos) tendo os nutrientes reciclados pelos decompositores fazendo com que o ecossistema em questão sempre tenha uma nova remessa de nutrientes; o ciclo da matéria sempre termina com a ação dos decompositores.
Num ecossistema, a fonte de energia para os seres vivos heterótrofos são os seres autotróficos que utilizam como fonte de energia a luz do Sol, por meio da fotossíntese. Cadeias alimentares conectadas formam as teias alimentares.
Nos ecossistemas aquáticos, as algas microscópicas representam os produtores primários.Zooplânctons alimentam-se dessas algas, ganhando a classificação de consumidor primário. Os peixessão os consumidores secundários pois alimentam-se diretamente dos zooplânctons. Além disso, também há a classificação de consumidor terciário que incluem o homem e animais maiores como tubarões e baleias.
A cadeia alimentar também inclui substâncias que, em grande quantidade, podem se mostrar bastante tóxicas e nocivas a muitos organismos. Conforme o tamanho dos níveis tróficos, a quantidade desses elementos como mercúrio e chumbo pode aumentar causando intoxicação de várias magnitudes. Este processo é conhecido como bioacumulação ou magnificação trófica.


Arquivado em: Ecologia
Fonte:http://www.infoescola.com/biologia/cadeia-alimentar/