Páginas

sexta-feira, 10 de março de 2017

SISTEMA ENDÓCRINO

SISTEMA ENDÓCRINO: ESTE SISTEMA ATUA PRINCIPALMENTE NA REGULAÇÃO DE ATIVIDADES CORPORAIS POR MEIO DA LIBERAÇÃO DE CERTAS SUBSTÂNCIAS QUE CONTROLAM E REGULAM OUTROS ÓRGÃOS E TECIDOS.
Resultado de imagem para esquema do SISTEMA ENDÓCRINO com orgãos E funçõesResultado de imagem para esquema do SISTEMA ENDÓCRINO com orgãos E funções



Hipófise

A hipófise está localizada no centro da cabeça, logo abaixo do cérebro. Produz diversos hormônios, entre eles, o hormônio do crescimento.
É considerada a glândula mestre do nosso corpo, pois estimula o funcionamento de outras glândulas, como a tireoide e as glândulas sexuais.
O excesso da produção desse hormônio causa o gigantismo (crescimento exagerado) e a falta provoca o nanismo.
Outro hormônio produzido pela hipófise é o antidiurético (ADH), substância que permite ao corpo economizar água na excreção (formação da urina).

Tireoide

A tireoide está localizada no pescoço, produz a tiroxina, hormônio que controla a velocidade do metabolismo celular, na manutenção do peso e do calor corporal, no crescimento e no ritmo cardíaco.
hipertireoidismo, funcionamento exagerado da tireoide, acelera todo o metabolismo: o coração bate mais rápido, a temperatura do corpo fica mais alta do que o normal, a pessoa emagrece por gastar mais energia.
Esse quadro favorece o aparecimento de doenças cardíacas e vasculares, pois o sangue circula com mais pressão. Se não tratada pode provocar o surgimento do bócio (inchaço no pescoço), e também a exoftalmia (olhos saltados).
hipotireoidismo é quando a tireoide trabalha menos e produz menos tiroxina. Assim, o metabolismo se torna mais lento, algumas regiões do corpo ficam inchadas, o coração bate mais vagarosamente, o sangue circula mais lentamente, a pessoa gasta menos energia, tende a engordar e as respostas físicas e mentais tornam-se mais lentas e se não tratada pode ocorrer o bócio.

Paratireoides

As paratireoides são quatro pequenas glândulas, localizadas atrás da tireoide, que produzem o paratormônio, hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo no sangue.
A diminuição desse hormônio reduz a quantidade de cálcio no sangue e faz com que os músculos se contraiam violentamente.
Esse sintoma é chamado de tetania, pois é semelhante ao que ocorre em pessoas com tétano. Por sua vez, o aumento da produção desse hormônio, transfere parte do cálcio para o sangue, de modo que enfraquece os ossos, tornando-os quebradiços.

Timo

O timo está situado entre os pulmões. Produz um hormônio que atua na defesa do organismo do recém-nascido contra infecções.
Nessa fase, apresenta um volume acentuado, crescendo normalmente até a adolescência, quando começa a atrofiar. Na idade adulta diminui de tamanho, pois tem suas funções reduzidas.

Suprarrenais

As glândulas suprarrenais situam-se acima dos rins e produzem a adrenalina, hormônio que prepara o corpo para a ação. Os efeitos da adrenalina no organismo são:
  • Taquicardia: o coração dispara e impulsiona mais sangue para as pernas e braços, aumentando a capacidade de correr ou de se exaltar em situações tensas;
  • Aumento da frequência respiratória e da taxa de glicose no sangue, liberando mais energia para as células;
  • Contração dos vasos sanguíneos da pele, de modo que o organismo envia mais sangue para os músculos esqueléticos e, por isso, ficamos “pálidos de susto” e também “gelados de medo”.

Pâncreas

O pâncreas é uma glândula mista pois além de hormônios (insulina e o glucagon) produz também o suco pancreático, que é lançado no intestino delgado e desempenha importante papel na digestão.
A insulina controla a entrada da glicose nas células (onde será utilizada na liberação de energia) e o armazenamento no fígado, na forma de glicogênio.
A falta ou a baixa produção de insulina provoca o diabetes, doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue (hiperglicemia).
O glucagon funciona de maneira oposta à insulina. Quando o organismo fica muitas horas sem se alimentar, a taxa de açúcar no sangue cai muito e a pessoa pode ter hipoglicemia, que gera a sensação de fraqueza, tontura, levando, em muitos caso, ao desmaio.
Nesse caso o pâncreas produz o glucagon, que age no fígado, estimulando a "quebra" do glicogênio em moléculas de glicose. Por fim, a glicose é enviada para o sangue normalizando a hipoglicemia.

Glândulas sexuais

As glândulas sexuais são os ovários e os testículos, que fazem parte do sistema reprodutor feminino e do sistema reprodutor masculino respectivamente.

Os ovários e os testículos são estimulados por hormônios produzidos pela hipófise. Assim, enquanto os ovários produzem o estrogênio e a progesterona, os testículos produzem diversos hormônios, entre eles a testosterona, responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias masculinas: barba, voz grave, ombros volumosos etc.
https://www.todamateria.com.br/sistema-endocrino/

SISTEMA NERVOSO

SISTEMA NERVOSO: ATUA NA PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÕES PELO CORPO POR MEIO DE EMISSÕES DE IMPULSOS NERVOSOS.
Resultado de imagem para esquema do sistema   nervosocom orgãos E funções


Resultado de imagem para esquema do sistema   nervosocom orgãos E funçõesResultado de imagem para esquema do sistema   nervosocom orgãos E funçõesResultado de imagem para esquema do sistema   nervosocom orgãos E funções

Sistema Muscular

SISTEMA MUSCULAR: SUA FUNÇÃO É ATUAR NA EXECUÇÃO DE MOVIMENTOS, NA MANUTENÇÃO D POSTURA E NA PRODUÇÃO DE ENERGIA TÉRMICA.

Resultado de imagem para esquema do sistema muscular com orgãos E funções

SISTEMA ESQUELÉTICO

SISTEMA ESQUELÉTICO: A FUNÇÃO DESTE SISTEMA É A SUSTENTAÇÃO DO CORPO E DE PROTEÇÃO DOS ÓRGÃOS INERNOS. TAMBÉM ATUA NA MOVIMNTAÇÃO DO CORPO E NA PROTEÇÃO DA MEDULA ÓSSEA, RESPONSÁVEL PELA PRODUÇÃO DE CÉLULAS SANGUÍNEAS.

Resultado de imagem para esquema do sistema   esqueletico com orgãos E funções

Sistema Urinário/Excretor

SISTEMA URINÁRI/EXCRETOR É RESPONSÁVEL POR FILTRAR O SANGUE, ELIMINAR RESÍDUOS DO CORPO, ATUAR NA REGULAÇÃO DA PRESSÃO DAS ARTÉRIAS E NA MANUTENÇÃO DO EQUILÍBRIO DO VOLUME DO SANGUE.

Resultado de imagem para esquema do sistema URINARIO EXCRETORcom orgãos E funçõesA função do sistema excretor é eliminar as substâncias que estão em excesso, a fim de manter o equilíbrio essencial para o bom funcionamento da célula com o meio.


Os rins filtram todas as substâncias da corrente sanguínea, a urina é formada destes resíduos. A urina é formada continuamente no rim e acumulada na bexiga 

Os rins estão localizados na parte dorsal do abdome, abaixo do diafragma, constituído de tecido conjuntivo. No rim estão localizadas as unidades filtradoras, os néfrons. 

O néfron, unidade funcional dos rins, é constituído de duas partes: o corpúsculo renal e o túbulo néfrico ou renal. Nele ocorrem a filtração, a reabsorção e a secreção. 

Através da excreção são eliminadas substâncias tóxicas fabricadas pelo metabolismo celular. Além da urina, essas substâncias podem ser eliminadas também pela pele através do suor, e pelo sistema respiratório, quando é eliminado o gás carbônico. O suor tem a função de resfriar o corpo. 

Os ureteres é o tubo que liga o bacinete de cada rim à bexiga urinária. 

O compartimento onde é depositada a urina por algum tempo é a bexiga, uma vez que o sangue é filtrado a todo o momento. Sua capacidade é de 250 ml, e é constituída por músculos lisos. 

Diurese é o processo de formação da urina. 

A uretra é o canal por onde a urina é eliminada. Os músculos que pressionam o canal da uretra fechando-o ou abrindo-o, são os esfíncteres. 

Sistema Linfático

SISTEMA LINFÁTICO: A PRINCIPAL FUNÇÃO DESSE SISTEMA SÃO DRENAR OS FLUIDOS QUE ESTÃO EM EXCESSO ENTRE AS CÉLULAS, TRANSPORTAR VITAMINAS, GORDURAS E PROTEÍNAS PROVENIENTES DA DIGESTÃO PARA O SANGUE


Sistema linfático
O sistema linfático atua em conjunto com o sistema circulatório e é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para a proteção contra bactérias e vírus invasor
sistema linfático é constituído por uma rede de vasos capilares, semelhantes às veias, chamados de vasos linfáticos. Quando o sangue passa pelos capilares, parte do líquido que o compõe extravasa pela parede celular e se espalha entre as células próximas, nutrindo-as e oxigenando-as. As células também fazem trocas de substâncias com o meio e eliminam gás carbônico e excreções no líquido extravasado, chamado de líquido tissular. Grande parte do líquido tissular é reabsorvida pelos capilares e reincorporada ao sangue. A pequena parte do líquido extravasado não retorna ao sistema circulatório, sendo coletada pelo sistema linfático. Os vasos linfáticos estão distribuídos por todo o corpo, com a função de drenar o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células, filtrando-o e encaminhando-o para a circulação sanguínea.
O líquido que circula no interior dos vasos linfáticos é chamado de linfa, que é um líquido esbranquiçado, de constituição semelhante à do sangue, diferindo apenas por não conter hemácias. 2/3 da composição da linfa deriva do fígado e do intestino. Ela é composta também por leucócitos (glóbulos brancos), sendo que 90% são linfócitos. A linfa transportada pelos vasos linfáticos é filtrada nos linfonodos, também chamados de gânglios linfáticos ou nódulos linfáticos.
Os linfonodos são estruturas esponjosas que se localizam em regiões estratégicas do corpo, para realizar a sua principal tarefa: filtrar a linfa. Os linfonodos, por possuírem finos canais com a presença de leucócitos que identificam e destroem substâncias e corpos estranhos, filtram a linfa, eliminando todo e qualquer corpo estranho que ela possa conter, como vírus e bactérias. Quando o organismo é invadido por microrganismos, os leucócitos presentes nos linfonodos que estão próximos à área afetada identificam o invasor e começam a se multiplicar para combatê-lo. Com isso, os linfonodos aumentam de tamanho, formando inchaços chamados de ínguas.
As amígdalas são órgãos linfáticos que se localizam na entrada das vias respiratórias e do tubo digestivo, com a função de barrar a entrada de microrganismos invasores. Pescoço, axilas e virilhas também possuem linfonodos que filtram a linfa que provém das extremidades do corpo. Na parede do intestino também existem linfonodos que têm a função de destruir e reter partículas estranhas que penetram com os alimentos, ou que são produzidas por bactérias que vivem no intestino.
O baço é um órgão linfático rico em linfonodos e que desempenha algumas funções importantes, como: filtragem do sangue com a destruição de micróbios, restos de tecidos, substâncias estranhas, células do sangue desgastadas como eritrócitos, leucócitos e plaquetas, reação a alguns agentes infecciosos, participando na reposta do sistema imunológico, e, por armazenar hemácias, funciona como “banco de sangue” de emergência, lançando-as na corrente sanguínea em momentos de emergência.
Os linfócitos se originam na medula óssea e chegam aos órgãos linfáticos por meio do sangue e da linfa.

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/sistema-linfatico.htm


Resultado de imagem para esquema do sistema linfatico com orgãos E funções

SISTEMA CARDIOVASCULAR

SISTEMA CARDIOVASCULAR: A PRINCIPAL FUNÇÃO DESTE SISTEMA É TRANSPORTAR NUTRIENTES E GÁS OXIGÊNIO PARA TIPOS OS TECIDOS DO CORPO HUMANO, POR MEIO DO SANGUE. ALÉM DISSO ELE É RESPONSÁVEL PELO TRANSPORTE DE RESÍDUOS DAS CÉLULAS PARA O SISTEMA RESPONSÁVEL POR SUA ELIMINAÇÃO.


Resultado de imagem para esquema da grande e pequena circulação com orgãos E funçõesResultado de imagem para esquema do sistema linfatico com orgãos E funções

Resultado de imagem para esquema da grande e pequena circulação com orgãos E funçõesResultado de imagem para esquema da grande e pequena circulação com orgãos E funções

Resultado de imagem para esquema da grande e pequena circulação com orgãos E funções

Sistema Respiratório

SISTEMA RESPIRATÓRIO: REALIZA AS TROCAS GASOSAS, CAPTANDO GÁS OXIGÊNIO QUE SERÁ UTILIZADO PELAS CÉLULAS E ELIMINANDO GÁS CARBÔNICO.


Resultado de imagem para desenho do sistema respiratório com orgãos E funções

Resultado de imagem para desenho do sistema respiratório com orgãos E funções Resultado de imagem para desenho do sistema respiratório com orgãos E funções



Sistema Digestório

SISTEMA DIGESTÓRIO: REALIZA FUNÇÕES RELACIONADAS COM A DIGESTÃO DOS ALIMENTOS E ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES. NOS ÓRGÃOS DESSE SISTEMA OS NUTRIENTES SÃO QUEBRADOS EM PEQUENAS MOLÉCULAS PARA SER ABSORVIDO PELO CORPO, ELIMINANDO-SE DEPOIS O QUE NÃO FOI APROVEITADO.


Resultado de imagem para desenho do sistema digestorio com orgãos E funções

Sistemas do Corpo Humano (FUNÇÕES)

SISTEMA DIGESTÓRIO: REALIZA FUNÇÕES RELACIONADAS COM A DIGESTÃO DOS ALIMENTOS E ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES. NOS ÓRGÃOS DESSE SISTEMA OS NUTRIENTES SÃO QUEBRADOS EM PEQUENAS MOLÉCULAS PARA SER ABSORVIDO PELO CORPO, ELIMINANDO-SE DEPOIS O QUE NÃO FOI APROVEITADO.

SISTEMA RESPIRATÓRIO: REALIZA AS TROCAS GASOSAS, CAPTANDO GÁS OXIGÊNIO QUE SERÁ UTILIZADO PELAS CÉLULAS E ELIMINANDO GÁS CARBÔNICO.

SISTEMA CARDIOVASCULAR: A PRINCIPAL FUNÇÃO DESTE SISTEMA É TRANSPORTAR NUTRIENTES E GÁS OXIGÊNIO PARA TIPOS OS TECIDOS DO CORPO HUMANO, POR MEIO DO SANGUE. ALÉM DISSO ELE É RESPONSÁVEL PELO TRANSPORTE DE RESÍDUOS DAS CÉLULAS PARA O SISTEMA RESPONSÁVEL POR SUA ELIMINAÇÃO.

SISTEMA LINFÁTICO: A PRINCIPAL FUNÇÃO DESSE SISTEMA SÃO DRENAR OS FLUIDOS QUE ESTÃO EM EXCESSO ENTRE AS CÉLULAS, TRANSPORTAR VITAMINAS, GORDURAS E PROTEÍNAS PROVENIENTES DA DIGESTÃO PARA O SANGUE

SISTEMA URINÁRIO: É RESPONSÁVEL POR FILTRAR O SANGUE, ELIMINAR RESÍDUOS DO CORPO, ATUAR NA REGULAÇÃO DA PRESSÃO DAS ARTÉRIAS E NA MANUTENÇÃODO EQUILÍBRIO DO VOLUME DO SANGUE.

SISTEMA ESQUELÉTICO: A FUNÇÃO DESTE SISTEMA É A SUSTENTAÇÃO DOCORPO E DE PROTEÇÃO DOS ÓRGÃOS INERNOS. TAMBÉM ATUA NA MOVIMNTAÇÃO DO CORPO E NA PROTEÇÃO DA MEDULA ÓSSEA, RESPONSÁVEL PELA PRODUÇÃO DE CÉLULAS SANGUÍNEAS.

SISTEMA MUSCULAR: SUA FUNÇÃO É ATUAR NA EXECUÇÃO DE MOVIMENTOS, NA MANUTENÇÃO D POSTURA E NA PRODUÇÃO DE ENERGIA TÉRMICA.

SISTEMA NERVOSO: ATUA NA PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÕES PELO CORPO POR MEIO DE EMISSÕES DE IMPULSOS NERVOSOS.

SISTEMA ENDÓCRINO: ESTE SISTEMA ATUA PRINCIPALMENTE NA REGULAÇÃO DE ATIVIDADES CORPORAIS POR MEIO DA LIBERAÇÃO DE CERTAS SUBSTÂNCIAS QUE CONTROLAM E REGULAM OUTROS ÓRGÃOS E TECIDOS.

SISTEMA REPRODUTOR: A PRINCIPAL FUNÇÃO É ATUAR NA REPRODUÇÃO E NA PRODUÇÃO DE HORMÔNIOS SEXUAIS. ESTE SISTEMA APRESENTA CONSTITUIÇÃO DIFERENTE NO HOMEM E NA MULHER.

Sistema Reprodutor/GENITAL

SISTEMA REPRODUTOR: A PRINCIPAL FUNÇÃO É ATUAR NA REPRODUÇÃO E NA PRODUÇÃO DE HORMÔNIOS SEXUAIS. ESTE SISTEMA APRESENTA CONSTITUIÇÃO DIFERENTE NO HOMEM E NA MULHER.


Resultado de imagem para esquema do SISTEMA reprodutor com orgãos E funçõesResultado de imagem para esquema do SISTEMA reprodutor masculino com  funções


Resultado de imagem para esquema do SISTEMA reprodutor com  funçõesO sistema reprodutor humano, também chamado de sistema genital, é formado por órgãos que constituem o aparelho genital masculino e feminino, caracterizados conforme abaixo:

Sistema Genital Masculino

- Pênis: órgão reprodutor e excretor do organismo masculino, contendo em seu interior um ducto (a uretra) responsável pela eliminação da urina (excreta nitrogenada / ureia) e também condução do sêmen que contém os espermatozoides. Esse órgão é formado por tecido cavernoso e esponjoso, que se intumesce em razão da grande vascularização, de acordo com a libido do indivíduo em ocasião à reprodução, proporcionando a ereção deste órgão.

- Bolsa escrotal: cavidade que aloja e protege os testículos, sendo responsável pela manutenção da temperatura adequada à fisiologia dos mesmos;

- Testículos: são glândulas que, além de produzirem os gametas masculinos (espermatogênese) no interior dos túbulos seminíferos a partir de células germinativas primordiais, também possuem células intersticiais (células de Leydig) que sintetizam a testosterona, hormônio sexual masculino;

- Epidídimo: ducto formado por um canal emaranhado que coleta, armazena e conduz os espermatozoides. Neste local os gametas atingem a maturidade e mobilidade, tornando-os aptos à fecundação;

- Canal deferente: canal que transporta os espermatozoides do epidídimo até um complexo de glândulas anexas;

- Glândulas anexas: conjunto formado pela próstata, vesículas seminais e glândulas bulbo uretrais, produzindo a secreção que compõem o sêmen, fluido que nutri e proporciona meio de sobrevivência aos espermatozoides, por exemplo, neutralizando o pH levemente ácido da uretra.
Estrutura do aparelho reprodutor masculino.
Estrutura do aparelho reprodutor masculino.
Sistema Genital Feminino

- Vulva ou pudendo: conjunto de estruturas que formam o aparelho reprodutor feminino externo (lábios vaginais, orifício da uretra, abertura da vagina e clitóris).

- Lábios vaginais (Grandes e pequenos lábios): são dobras da pele formadas por tecido adiposo, sendo responsáveis pela proteção do aparelho reprodutor feminino.

- Clitóris: órgão sensível e prazeroso do organismo feminino;

- Vagina: canal que recebe o pênis durante o ato sexual, servindo também como conduto para eliminação do fluxo menstrual e concepção no momento do parto normal (canal que por ação hormonal se dilata para o nascimento de um bebê);

- Útero: órgão que recepciona o ovo / zigoto, proporcionando o seu desenvolvimento durante o período gestacional. Além de proteger o embrião contra choques mecânicos, também impede a transposição de impurezas e contaminação contra micro-organismos patogênicos, bem como auxilia a manutenção da nutrição (formação da placenta e cordão umbilical);

- Tubas uterinas ou trompas de falópio: são ovidutos que possuem numerosos cílios em sua superfície interna, desempenhando a função de transportar o “óvulo” (ovócito secundário) do ovário até o útero. Normalmente é nas trompas que ocorre a fecundação, ou seja, o encontro do espermatozoide com o “óvulo”.

- Ovários: são glândulas responsáveis pela ovulação periódica dos “óvulos”, de acordo com o ciclo menstrual feminino iniciado na puberdade, produzindo também os hormônios sexuais: estrógeno e progesterona.

Estrutura do aparelho reprodutor feminino.
Estrutura do aparelho reprodutor feminino.

domingo, 5 de março de 2017

POEMA FEITO PELOS ALUNOS DO 8º ANO

MULHER

Viva a mulher
Que pode fazer o que quiser

Ela pode ser cozinheira
Ou engenheira

Pode ser professora
Ou doutora

Ela não serve só para trabalhar
E tem direito a amar

Ela Infelizmente sofre muito na vida
E mesmo ferida continua divertida

Se ela sofre violência
Tudo vira decadência

Tão bonita é ela na vida
Que não deve ser perdida

Se há malícia
Ela liga para a polícia

Ela denuncia por cada violência
Pois cada atitude tem sua consequência

A mulher pode ser medrosa
Mas não deixa de ser poderosa

Com sua mania graciosa

Ela não deixa de ser frágil e bondosa

Ela pode receber flores
De todas as cores

Ela  as vezes fica  escondida
E no  seu buquê de amor se intimida

E quando está apaixonada
Parte para uma grande jornada

Ela não esquece a lealdade
E isso traz felicidade

Mulher pode ser engraçada
Quando faz palhaçada

E mesmo quando bate a tristeza
Ela continua com sua beleza

Quando é mãe tem mais amor
Seu coração bate com mais calor

Mulher tem várias qualidades
Trabalha com vontade em várias idades

Mulher é vaidosa
Sempre fica formosa

Mulher tem coragem
Com isso ganha vantagem
E enriquece a paisagem

8º ano A e B (Salas 1 e 2)
Professora Raquel